Pegue a sua quota de bem estar e seja feliz!

A sensação de bem estar percebida por alguém depois de um encontro, um e-mail, uma mensagem, um telefonema é o sinal mais confiável e irresistível para a continuidade de um relacionamento, seja ele qual for, independente do nível.
A questão é que algumas vezes essa sensação desaparece. O fato dela ter nascido em determinado momento não garante que ela se desenvolva, as vezes o bem estar não resiste aos três primeiros encontros, outras vezes persiste por mais alguns e não se sustenta.
Pode acontecer de alguém que te fez tão bem em algum momento da sua vida de repente, depois de anos, passa a fazer mal, ou simplesmente se torne indiferente.
A questão é que a gente muda o tempo todo, a reação química de hoje pode não acontecer amanhã. O que te interessa hoje pode ser completamente diferente amanhã. Não existe fórmula mágica, nem explicação racional para essa afinidade, as vezes ela acontece, as vezes não, as vezes ela se perde, as vezes ela se transforma, as vezes ela só precisa de um tempo para se ajustar novamente, felizmente, as vezes ela se renova a cada novo encontro.
Acontece que nós somos imediatistas, ansiosos e achamos que o mundo gira em torno de nós mesmos.
Quando estamos do lado lá, quando somos a pessoa que já não causa o interesse, nos sentimos revoltados, rejeitados, tristes e buscamos as razões (que talvez não existam) para explicar algum distanciamento.
Nada permanece igual indefinidamente. As pessoas mudam, o tempo muda, os interesses mudam, tudo se transforma com o passar do tempo. Não se deprima, não amargue a vida, siga em frente e confie na vida.
O melhor disso tudo é perceber, depois de um tempo de distância, que o tempo foi necessário para que se  pudesse encantar novamente com a mesma pessoa.
Rubens Alves citando T.S. Eliot "E o fim de todas as nossas explorações será chegar ao lugar de onde partimos e conhecê-lo então pela primeira vez". Os caminhos da alma são circulares, voltam sempre ao princípio. - Variações Sobre o Prazer, Rubens Alves, Editora Planeta, pag 57 e 58
É delicioso sentir este encantamento surgindo novamente, mais forte, mais maduro, menos ingenuo, mais lúcido.
Só o tempo é que certifica algumas coisas, não adianta correr, chorar, se inconformar, simplesmente é assim, aceite.
A vida não tira nada da gente, ela ensina sobre a impermanência das coisas. Quanto mais rápido você aprender, menos vai sofrer!
Ser feliz deve ser a sua meta porque aqui todo mundo tem a sua quota de bem estar, não deixe a sua pra lá.



2 comentários:

  1. Paulinha, acho q esse foi o texto mais lindo que já li em toda minha vida.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marília, pessoa linda, vindo de você é um elogio e tanto!

      Excluir

Fique a vontade e entre na conversa!